Sobre os produtos Maria Kabaça
- Maria |
“O traje é à vianesa e não à minhota, como vulgarmente se diz. O traje à vianesa é embelezado pelos bordados. É composto pelas seguintes peças bordadas: a camisa (bordada nos ombros, no peito e nos punhos); a saia; o colete (bordado nas costas e no peito); o avental (bordado a ponto cruz com estrela, com imagens de corações, chaves, pombas com cartas no bico, datas, palavras Amor/Viana, símbolos da natureza, frutos, animais, elementos geométricos); nas algibeiras; nas chinelas do traje de festa."
(SAMPAIO 1994: 214) |
- Noivos de Viana
"Diz-se também que o Traje de Noiva, duma beleza inigualável, era usado pela moça na sua primeira "mordomia" isto é, se o possuía ou se tinha posses para o mandar fazer, servindo-lhe depois para com ele se casar e com ele ser enterrada (casamento e mortalha). Ela leva na cabeça lenço branco ou tule bordado de pontas caídas, casaquinha bordada a “vidrilho”, mangas e gola rendadas a branco e segurando o ramo, um lenço de amor bordado com frases amorosas, normalmente escritas durante o namoro, meias brancas de algodão rendadas e chinelas pretas com laço. Ele leva chapéu, camisa bordada a branco, casaca, calça, colete, meias brancas e sapato preto."
|
- Presépio Minhoto
"Traje usado pela moça no dia dedicado ao Santo Patrono, era também chamado “traje de festa”, de “luxo” ou “fato de moda”. Lenços com fundo vermelho, com franjas e ramagens, camisa branca de linho bordada a azul nos punhos e ombreiras, colete com barra de veludo preto e bordado a “vidrilho”, lã e missangas, avental de fundo vermelho, algibeira com bordados a missangas, meias brancas de algodão, chinelas pretas bordadas O homem apresentava chapéu Braguês, de aba larga, ao ombro jaqueta preta, camisa de linho bordada com o nome do dono e muitas vezes com uma quadra de amor. Na cinta, umas quantas voltas de faixa vermelha segurava as calças. Meia branca e sapato preto com “atilhos”. "
|
- Maria Mordoma
"A moça que levava este traje estava encarregada de assistir à missa “da Festa” com uma vela votiva, se tal vela se apagasse denunciava que a jovem já não era virgem. Traje de cor preta, era por vezes feito em azul significando que a mordoma tinha posses e não o utilizaria para se casar.
Constituído por casaca, era substituída quando fazia calor por colete e camisa muito trabalhada nos ombros, saia comprida, avental de veludo, algibeira decorada, meias rendadas, chinelas lisas ou bordadas. Na mão, tapada com um lenço de amor, a vela votiva, ramo de andor ou palmito." |